Embora a aprovação em um concurso seja o sonho de muitas pessoas, poucas compreendem a importância de se preparar financeiramente até que isso aconteça. 

 
Estudar e se preparar é fundamental; isto é fato. No entanto, a questão da sobrevivência também o é. Sonhar com o seu salário após a aprovação é ótimo, mas garantir que você tenha o que precisa para chegar até lá é necessário. 
 
Sendo assim, com o intuito de auxiliá-lo a organizar suas finanças até que consiga passar em um concurso, selecionamos três atitudes simples e certeiras. Acompanhe! 
 

Investir não é o mesmo que gastar. Entenda a diferença 

Há um motivo – vários, na verdade – pelo qual a aprovação de um concurso requer muito estudo e dedicação. Sua vida após a aprovação poderá ter os elementos que você sempre sonhou: segurança, estabilidade, oportunidade de carreira. 
 
No entanto, você, como concurseiro, já percebeu que a tarefa é um pouco mais complexa do que você gostaria. A boa notícia é que você pode lançar mão de artifícios que vão aproximá-lo ainda mais do seu objetivo. 
 
Investir em cursos, aplicativos, simulados, entre outros, que vão deixá-lo mais bem preparado para a prova é o caminho mais fácil para a aprovação. 
 
Além disso, você precisa de recursos para otimizar seus estudos. Ter o material certo, dispositivos como laptops e tablets que facilitam sua organização para estudar, além de livros, dicionários, ou seja, tudo o que vai direcionar o seu tempo é um dos melhores investimentos que você pode fazer. 
 
Portanto, esse tipo de gasto pode ser considerado parte da sua estratégia para obter sua aprovação e não um gasto desnecessário que não lhe trará retorno algum. Usar o seu dinheiro investindo em você é sinal de inteligência e objetividade. 


Priorize seus estudos cortando os gastos supérfluos 

 
Mesmo que você tenha um emprego - que você não gosta e que não oferece a remuneração que você merece - em uma instituição privada, você deve abandonar o pensamento do “eu mereço extravasar no final de semana”. 
 
Se você não souber priorizar seus gastos agora, poderá sofrer as consequências dos seus atos mais tarde. O objetivo de se preparar para passar em um concurso deve ser o seu foco e, consequentemente, as suas atitudes deverão estar em coerência com isso. 
 
Mesmo que você gastar R$25 por semana em algo que não lhe acrescenta em nada, um gasto vazio, ao final do mês serão R$100,00 que você poderia ter utilizado em materiais para se preparar ainda mais. 
 
Lembre-se de manter o olho no prêmio. A preparação para passar em um concurso é uma situação passageira e você terá tempo – e dinheiro – suficientes para poder curtir sua vida depois da aprovação. 
 
É esse tipo de foco que separa os que sempre estão “se esforçando” daqueles que realmente sabem o que querem. Pense nisso. 
 

Organize-se financeiramente e redirecione seus recursos 

 
Se você é daqueles que não sabem para onde vai o seu rico dinheirinho, aproveite o seu foco de passar em um concurso e organize suas finanças. 
 
Faça uma planilha com tudo o que você gasta diariamente, analise os resultados e redirecione os gastos vazios para que se tornem investimentos. 
 
Portanto, corte o cappuccino de todas as tardes e redirecione o valor mensal desse hábito em materiais que poderão trazer a aprovação mais próxima a você. 
 
Se você fizer tudo o que está ao seu alcance para direcionar sua atenção e suas finanças para sua aprovação, sua recompensa será bem maior.
 
 
Gostou de nossas dicas? Conte para nós o que você faz para se preparar financeiramente até que passe em um concurso. Queremos ouvi-lo!