Todos os problemas dos concurseiros seriam resolvidos se a pílula tomada por Eddie, personagem do ator Bradley Cooper no filme Sem Limites, existisse. Isso porque tal pílula milagrosa permite que o cérebro seja usado em todo o seu potencial, ou seja, 100% de sua capacidade intelectual.

Voltando ao mundo real, os concurseiros não podem conseguir sua aprovação dessa maneira e o que resta a eles é o bom e velho estudo.

 

Quantidade não é tudo

Como em tudo na vida, na hora de estudar para passar em um concurso, muita gente ainda parte para a quantidade sem se atentar à qualidade do conteúdo.

Sendo assim, de acordo com especialistas, em vez de esperar pela pílula mágica, o concurseiro pode aumentar suas chances de ser bem-sucedido em um concurso, utilizando algumas técnicas que têm como objetivo otimizar o seu tempo e potencializar o seu desempenho.

Mágica? Não! É disciplina e organização.

 

Cada um no seu quadrado

Obviamente não se pode generalizar. Uma maneira específica de estudar pode funcionar a um, porém pode não funcionar a outro. O ideal é que o concurseiro não se prenda em fórmulas mágicas – pois estas não existem, e concentre seus esforços em encontrar a maneira mais eficaz de internalizar o que está estudando.

Como sugestão, apontamos 6 maneiras que poderão fazer com que você se torne mais produtivo nos seus estudos.

 

Confira!

 

  • A prática que leva à perfeição

 

Treine, treine e treine mais ainda. Essa é uma das únicas maneiras consideradas realmente eficientes na hora de prestar uma prova para o concurso de seus sonhos. Pegue as edições anteriores e treine até que sinta que todas as suas dúvidas foram sanadas e você domina o conteúdo.

Além disso, é por meio do treino que você identificará seus pontos fortes e fracos e poderá direcionar melhor o seu tempo e o seu foco.

 

  •  Associações mnemônicas

 

Associações mnemônicas nada mais são que associações mentais – quanto mais inusitadas e engraçadas melhor – que você usa para memorizar um conteúdo específico.

Há várias maneiras de se fazer as associações: você pode fazer isso usando as iniciais dos tópicos, criando novas frases; pela semelhança entre os sons das palavras; ou associando o conteúdo com coisas bizarras que o faça rir! (Veja bem, você estuda E ri ao mesmo tempo. A combinação perfeita, não é mesmo?)

 

  • Ouça sua própria voz

 

Uma técnica importante e eficaz é gravar a sua voz “dando a aula” sobre o conteúdo. Leia a matéria e faça suas próprias explicações sobre o assunto, usando suas notas da aula para fixar o conteúdo.

Com essa técnica você cobre 3 pontos de uma só vez: ao preparar “sua aula” para a gravação, você já está estudando. Ao falar em voz alta você estará exercitando sua capacidade sua capacidade de sínteses e poderá memorizar melhor o que está falando.

 

O terceiro ponto é que você terá sua aula gravada para estudar quando quiser.

 

  • Fichas e mapas mentais

 

Os mais visuais podem usar o mesmo exercício acima, mas escrevendo em vez de falando.

Faça fichas para resumir o conteúdo com os pontos principais para desengatilhar sua memória. Utilize mapas mentais coloridos e com elementos visuais que poderão trazer a imagem à sua mente sempre que desejar.

 

Veja aqui como trabalhar com mapas mentais:

  • Duas (ou mais) cabeças pensam melhor que uma

 

Nem todo mundo gosta de estudar em grupo, porém isso não descredita a eficácia da prática.

Estudar em grupo significa que você terá a chance de debater o conteúdo, colhendo informações importantes de seus colegas que você sozinho talvez não conseguisse perceber.

 

O debate melhora a compreensão e facilita a memorização. Todos saem ganhando.

 

  • Faça pausas

 

A neurociência nos ensina que seu cérebro consegue se fixar em único foco por 1 hora. Depois disso, ele precisa de uma pausa, assim como você. Por isso, faça blocos de estudo.


A cada uma hora de estudo faça pausas e tente focar em algo totalmente diferente para que o cérebro tenha a chance de memorizar o que foi estudado e relaxar por alguns minutos.


O ideal é que, quando voltar a estudar, foque em outra disciplina. Desta forma, você ganha tempo e melhora a sua capacidade de foco. Experimente!


O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".