O ano de 2017 era apenas mais um ano em que Joel começara sem emprego, sem lugar para morar e usando drogas. Porém, Joel Marques, que hoje mora no Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul, cidade localizada a 155 km de Porto Alegre, já se prepara para dar a volta por cima após ser aprovado em 3º lugar no concurso público do IBGE, em que assumirá o cargo de recenseador do Censo Agropecuário 2017.

A conquista de Joel foi tão importante que até a administração do albergue homenageou o futuro ex-morador com uma faixa de destaque em seu pátio.

"Eu estou muito feliz com isso, porque a tendência era eu ficar desesperado, desanimar, né? Mas eu quero dar a volta por cima e esse é o primeiro passo", afirma o mais novo servidor público da cidade.

"Muitas pessoas que tem casa, estudo, não conseguiram. E ele aqui, no albergue, numa situação bem precária, conseguiu", afirma Noé Mateus Gonçalves dos Santos, colega de residência de Joel.

A tão sonhada volta por cima

Ainda no início deste ano, Joel viu sua vida chegar ao fundo do poço ao perder sua casa: "a minha casa desabou, por causa do cupim. Era uma área de enchente, as madeiras estavam muito podres, e eu não tinha condições de reformar. E teve um dia que desabou, ainda bem que eu não estava dentro de casa", lembra com tristeza.

No entanto, mesmo com um futuro bastante incerto, Joel, ao ser acolhido no albergue, decidiu que iria prestar um concurso público. Claudiomiro de Oliveira, coordenador do local, relembra as palavras do morador recém-chegado: “naquele momento ele disse pra mim: 'Seu Claudio, eu não quero trabalhar agora, eu quero focar nos estudos'. Aí eu perguntei pra ele: 'Mas estudo do quê, Joel'? E ele me disse: 'Eu tenho uma prova pra fazer e daqui uns dias eu vou fazer e passar'. E naquele momento eu acreditei nele.”

Embora o albergue só receba moradoras para passar a noite, Joel começou a utilizar o local durante o dia para se dedicar aos estudos. O rapaz, que tem o ensino médio completo, cumpria seu cronograma de estudos na administração do albergue: “fiquei sabendo que tinha tudo na internet, e que eu podia estudar pelo computador", conta.

A vaga foi disputada por 66 candidatos e Joel ficou em terceiro lugar. Apesar de ser uma vaga temporária, Joel já possui planos bem traçados para o seu futuro: "quero continuar estudando e continuar fazendo concurso para conseguir um trabalho bom", afirma.

 

Chegou o momento de sua superação

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".