A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empressas de Correios, Telégrafos e Similares apontou a urgência em abrir novo concurso para os Correios.

De acordo com o secretário geral da Federação, José Rivaldo da Silva, a escassez de funcionários chega a 40 mil em todo território nacional. Silva lembra que, em 2011, ano em que o último concurso foi realizado, o déficit de funcionários já era de 18 mil. Desde então, cerca de 22 mil colaboradores deixaram seus cargos.

Desde janeiro de 2017, os Correios praticam o PDI (plano de demissão incentivada) para evitar gastos ainda maiores.

Como se tudo isso não bastasse, o governo apresentou a proposta de enxugar ainda mais o quadro de efetivos. Tal medida vem como complemento da implantação da tecnologia e automação nos processos internos dos Correios.

Funcionários sobrecarregados

O déficit grande de colaboradores nos Correios é o principal responsável pelo sobrecarregamento dos trabalhadores que ainda fazem parte da estatal. Estes, além de muitas horas extras para compensar a falta de pessoal, sofrem muita pressão com os prazos. 

Os Correios, entretanto, negam a escassez de funcionários e afirma que um novo concurso não está nos planos.
 
A assessoria de imprensa da empresa afirma que está se adequando às demandas rotineiras, adequando a força de trabalho e implantando novas tecnologias e a automação operacional. 
 
 
 
Ainda de acordo com a assessoria dos Correios, cerca de 19 mil trabalhadores aderiram, voluntariamente, aos programas de demissão incentivada. Atualmente, o efetivo dos Correios conta com 106 mil empregados.
 
Na sua opinião, os Correios estão prestando um bom trabalho? Há necessidade de um novo concurso?
 

Realize seu sonho de ingressar na carreira pública

Diariamente postamos notícias sobre concursos em diversas carreiras em todo o Brasil. Ingressar na carreira pública e ganhar estabilidade financeira é o sonho de muitas pessoas e nós queremos ajudá-lo a se aproximar deste objetivo.

EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".