Em 2018, os concurseiros terão o dobro de oportunidades para ingressarem na carreira pública e realizarem o sonho de obter estabilidade profissional e financeira.

De acordo com matéria publicada no Correio Web, espera-se que 162 mil vagas em cargos públicos sejam oferecidas ao longo do ano. Em 2017, o quantitativo chegou a 85 mil. As vagas serão oferecidas em todo o território nacional nos três poderes.

A Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público) justifica a duplicação do número de vagas com a crescente necessidade de recompor os cargos efetivos. Além da defasagem de três anos de escassez na administração pública, muitos servidores estão em tempo de aposentadoria.

Orçamento para certames

De acordo com o governo federal, serão destinados cerca de R$600 milhões para o orçamento para os certames.

Dentre os mais esperados pelos concurseiros espalhados por todo o Brasil, estão os concursos públicos da Polícia e Receita Federal, do MPU (Ministério Público da União), etc.

Marco Antônio Araújo Junior, o presidente da Anpac, os editais já começarão a ser publicados nos primeiros meses de 2018 e, outros, serão publicados neste ano, mas a realização das provas será apenas em 2019.

Ainda de acordo com Araújo Junior, o aumento de vagas diminuirá a concorrência, com exceção de concursos historicamente concorridos, como o da Polícia Federal e o TJ.

O novo perfil do concurseiro

Por causa da crise que se instalou no país em 2014, o perfil do concurseiro passou a incluir as pessoas que perderam seus empregos e decidiram buscar a estabilidade no funcionalismo público.

Por esse motivo, o momento para se preparar para ser aprovado em qualquer concurso público é agora.

 

 

EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".