Neste artigo mostraremos que candidatos com níveis parecidos de conhecimento podem ter recomendações diversas quanto à Qual Concurso tentar. Analisamos o caso de nove alunos, intitulados  de A a I, que pretendem ingressar na Polícia Federal, mas não sabem em qual cargo teriam mais chance. As carreiras consideradas foram a de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

A primeira parte do trabalho consistiu em checar quais são as disciplinas relevantes nesses cargos. Pelo número e peso das questões, montamos a tabela abaixo. Assim, temos que essas 22 matérias contêm todos os quatro editais em análise.

Proporção de questões das diferentes disciplinas cobradas em cada uma das carreiras

Depois, avaliamos o conhecimento dos nove candidatos por meio de simulados. Para uma avaliação completa, cada concursando realizou uma prova de cada matéria. Os resultados estão na tabela padronizada abaixo (normalizada com média zero e desvio-padrão um). Para interpretar os resultados, o raciocínio é o seguinte: quanto maior o número, maior o conhecimento naquela matéria. O resultado 2,00 - por exemplo - indica que o candidato está entre os 2,5% melhores. Já resultados negativos, indicam que o concursista está abaixo da média na disciplina.

Nível de conhecimento dos candidatos em cada uma das 22 disciplinas

Repare que, na média, o conhecimento dos alunos não é muito diferente. Todos estão próximos de um desvio-padrão da média. O que indica que são candidatos entre os 15% melhores. Entretanto o conhecimento de cada um deles nas matérias é bem diverso. Esse conhecimento médio é irrelevante para estimar o sucesso nos concursos. Precisamos saber especificamente o conhecimento em cada um desses concursos. É isso que a tabela abaixo apresenta.

Nível de conhecimento dos candidatos em cada um dos concursos

Então, como conhecemos a habilidade de cada candidato em cada concurso, estimamos o seu desempenho nos quatro certames. Esses resultados são cruzados com os resultados reais dos aprovados, assim temos uma estimativa de como eles se sairiam nas provas reais. Então sabemos as suas chances de estarem aprovados em todos eles!

Probabilidade de aprovação em cada um dos concursos

O resultado deve ser avaliado para cada candidato (coluna). Quanto mais verde, maior a chance de aprovação. Assim, o candidato A deve optar pela carreira de Papiloscopista, pois é nela que possui maior chance de aprovação (16,9%). O candidato B para Delegado, e assim sucessivamente.
 
Todos esses cálculos envolvem modelos estatísticos complexos. Entretanto, essa não é a sua preocupação. Tudo que você precisa fazer é estudar (muito!) e fazer os simulados. Nós te damos a direção certa mostramos a sua evolução até a a aprovação.
 
O melhor é que o Qual Concurso não te avalia apenas em quatro carreiras. Nós temos mais de 1000 carreiras em nosso banco de dados. Com apenas poucos simulados, estimamos o seu desempenho em todos eles. Você descobrirá que tem chance em concursos que nem mesmo sabia da existência!
 
O que você está esperando?
 
Cadastre-se em www.qualconcurso.com.br, e seja um dos primeiros a utilizar a ferramenta. O lançamento está próximo!