Passar em concurso público é o sonho de muitos brasileiros (~10 milhões). São tantas opções de carreiras que normalmente o concurseiro fica perdido. As vezes até temos um objetivo, mas a aprovação não vem. Por que?
 
A primeira coisa que se deve fazer para melhorar algo é saber qual é o desempenho atual. Você consegue saber que um carro é mais econômico que outro porque isso pode ser medido. Você consegue saber que é mais rápido ir de avião de São Paulo para o Rio do que de carro porque isso pode ser medido. E você também consegue saber que os juros de um banco são menores que o de outro porque isto também pode ser medido.
 
Da mesma forma, o desempenho nos concursos públicos podem (e devem) ser medidos. Os resultados devem ser transformados em números para que você possa demonstrar se houve melhora de fato ou não. O resultado de português melhorou ou não? A minha chance de passar melhorou ou piorou? Estes são indicadores simples, mas que devem ser medidos para justamente termos certeza que houve melhora e conhecer também o quanto foi essa melhora.
 
A frase “Só se melhora o que pode ser medido” simplifica todo este processo. Deve-se melhorar sempre, mas esta melhora deve ser real, baseada em números e não em percepções. É isso que o Qual Concurso faz para você.
 
Para ilustrar, comparamos aqui as chances de aprovação, na média, para as carreiras da Polícia Federal. Qual desses concursos (Agente Administrativo, Agente, Delegado, Escrivão e Papiloscopista) é mais fácil de passar? 
 
 
Em resumo, na média, é mais fácil passar para Agente Administrativo (nível médio), Agente, Papiloscopista, Escrivão e Delegado. Nesta ordem. Passar para Delegado ser mais difícil talvez não surpreenda ninguém, mas nós quantificamos essa dificuldade.
 
Probabilidade de aprovação do candidato entre os 5% melhores.
 
Isso quer dizer então que se quero ser da PF devo prestar para Agente Administrativo? Não! Só é verdade se o seu desempenho em todas as matérias forem os mesmos. O que nunca é verdade. Sempre somos melhores em algumas disciplinas que em outras. Além disso, a remuneração do Administrativo é menor, então eventualmente, mesmo com um pouco menos de chance, vale arriscar um cargo melhor remunerado.
 
Assim, o QualConcurso mede o seu desempenho em todas as matérias, então calcula, especificamente para você, as suas chances de aprovação. Aí sim você pode se preparar sabendo onde suas chances são melhores! 
 
Como sabemos as suas fraquezas e fortalezas, orientamos em quais matérias você deve priorizar. Também acompanhamos a sua evolução, assim o seu plano de estudos será sempre otimizado para aumentar as suas chances de aprovação.
 
É exatamente assim que você vai finalmente ser aprovado!