Você está em uma maratona intensa de estudos para prestar o seu Concurso Público e, de repente, percebe que o seu rendimento para cumprir seu cronograma de estudos diminuiu. Você começa, então, a se sentir estressado e a ter dificuldades para tomar decisões ou priorizar as matérias mais importantes.

A origem deste problema pode estar na desorganização.

Ser organizado auxilia a atividade cerebral

O neurologista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Leandro Teles, afirma que a organização simplifica o trabalho do cérebro, pois possibilita que ele anteveja o seu esforço para executar suas funções.

Segundo Leandro, quando você precisa encontrar algo em meio à bagunça, o cérebro gasta tempo e desempenho para realizar essa tarefa. Isso faz com que ele fique cansado e haja uma queda em seu rendimento, principalmente nas atividades que demandam mais energia, como tomar decisões.

Em contrapartida, um ambiente organizado transmite tranquilidade, o que estimula o cérebro a liberar serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Organize-se e simplifique a vida do seu cérebro ao estudar para um Concurso Público

Confira abaixo algumas dicas para organizar-se e facilitar a rotina do seu cérebro.

  1. O primeiro passo para organizar-se é descartar tudo o que for desnecessário e guardar tudo o que não estiver em uso no momento.
  2. Utilize ferramentas e recursos que auxiliam na organização: agendas, tabelas, apps, tudo que permita que você liste suas tarefas de estudo do dia.
  3. Priorize suas tarefas e deixe as que não são urgentes de lado.
  4. Multitarefa não é para todos. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e resolver várias coisas superficialmente. Prefira realizar uma tarefa por vez com profundidade e atenção aos detalhes.
  5. Simplifique seu dia: reúna estudos que se complementam em um dia.
  6. A rotina é sua melhor amiga na hora de estudar para um concurso público.

Quem são os inimigos do rendimento baixo?

Leandro Teles também listou os principais inimigos da atividade cerebral, prejudiciais na hora de estudar para um concurso público. Veja abaixo:

  1. Falta de sono ou sono de má qualidade. É preciso ter de 6 a 8 horas de sono por dia para manter o cérebro descansado.
  2. Má qualidade na alimentação. Alimentos gordurosos e açucarados drenam a energia física e mental, contribuindo para o baixo rendimento nos estudos. Prefira alimentos naturais e saudáveis.
  3. O sedentarismo também contribui para diminuir a energia corporal e mental. Manter uma atividade física regular aumenta a disposição, evita problemas de saúde e melhoram a qualidade do sono.
  4. Saber parar de estudar também é importante. A sobrecarga mental não só diminui seu rendimento como faz com que tudo o que você estudar quando estiver sobrecarregado seja perdido.
  5. Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são prejudiciais aos estudos. Durante o período em que estiver estudando, prefira ingerir água para manter-se hidratado e, se possível, não fume.

 

Agora conte para a gente nos comentários você é uma das pessoas que sofre com a desorganização.

 

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".